AMTU Marília - Transporte Coletivo Urbano de Marília

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Maioria ainda não retirou cartão para integração fora do Terminal


As empresas de ônibus da cidade estão convocando, a pedido da Prefeitura, todos os clientes que utilizam o sistema de transporte coletivo para que retirem o quanto antes o seu cartão personalizado, sendo que a primeira via é gratuita. 

Somente este documento de cadastro do cliente é que possibilita ao passageiro se beneficiar do sistema de integração entre ônibus de linhas diferentes fora do Terminal Urbano, mediante a algumas regras, em vigor desde que as novas concessionárias iniciaram as operações, no dia 18 de maio de 2013.

É que a Prefeitura quer chamar a atenção para os 52% dos clientes, ainda a maioria, que não estão cobertos pelo direito de se fazer essa integração porque não requereram ainda esse benefício por estarem utilizando o sistema ainda da forma tradicional ou antiga que não traz benefício algum, ao contrário, aumenta os riscos a todos usuários do transporte. São passageiros que ainda fazem as integrações somente dentro do terminal e pagam as tarifas ainda com dinheiro em espécie (30%) ou através de cartões avulsos, de uma, duas, quatro ou dez tarifas (22%).

Por desinteresse ou outros motivos, eles ficam impossibilitados de utilizar a opção de trocar de ônibus, dentro de um espaço de tempo de 60 minutos após a primeira validação, por não estarem cadastrados no sistema. Dos 48% de clientes que já estão cadastrados, 22% são passageiros que fizeram o próprio cadastro (cartão comum) ou que foram cadastrados pelos seus empregadores (Vale Transporte). O restante, 23%, são os clientes que se cadastraram para requerer, também, outros direitos do sistema de transporte público do município, que lhes garantem gratuidade ou desconto de 50% no valor da tarifa. Destes, 52% são idosos com mais de 60 anos, 36,6% são estudantes e professores e 10,9% são portadores de alguma deficiência e, em alguns casos, os seus acompanhantes.

O sistema de controle, monitoramento e bilhetagem utilizados pelas novas empresas é o mais moderno do mundo, cruza dados da utilização (hora em que o passageiro passa o cartão no validador de tarifa) e de destino (sentido do trajeto) com a localização dos veículos em cada linha (GPS integrado ao veículo), possibilitando um maior controle e eficiência do tráfego e do tempo de trajeto de cada veículo.

Entendam que esses dados, hoje, ainda indicam o comportamento de apenas a metade de nossos clientes, pois o outro restante ainda continua invisível neste sistema. Quando todos os clientes estiverem cadastrados e utilizando o cartão, esse controle será mais preciso e as linhas bem dimensionadas à realidade”, declarou o gerente da AMTU, Paulo Pupo.

O cartão eletrônico, é claro, também é o equipamento pessoal do passageiro para guardar (abastecer) os créditos tarifários ou a quantia em dinheiro adquirida para se utilizar como validação de tarifa em cada viagem. Sua função é de retirar a circulação de dinheiro dentro do sistema de transporte (para evitar roubos) e agilizar utilizando o benefício da integração, o acesso e circulação dos passageiros dentro dos ônibus.

Realmente se perde tempo no troco, na retirada do dinheiro da carteira e ao se parar para fazer tudo isso. “Com o cartão não é preciso nem colocar a mão neste documento, basta aproximar a bolsa, a carteira ou o próprio cartão próximo ao validador até ouvir o sinal sonoro de confirmação da tarifagem”, orienta Pupo. O cliente mal precisa parar de se movimentar para fazer isso, continuando o trajeto até o assento e agilizando todo o sistema.

O cliente que ainda não se cadastrou pode requisitar seu cartão personalizado tanto pessoalmente, na Loja da AMTU, na Rua Maranhão, 43, ou no Guichê do Terminal Urbano, ou a distância, pela Internet, através do site amtumarilia.com.br. Poderá solicitar maiores informações pelo telefone: 0800-777 81 81 ou 3402-9010 de segunda a sexta das 08h00 às 18h00.

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