AMTU Marília - Transporte Coletivo Urbano de Marília

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Passageiros aprovam atendimento das empresas de transporte coletivo


Pesquisa da AMTU (Associação Mariliense de Transporte Urbano) revela que os usuários do transporte coletivo estão satisfeitos com o atendimento prestado pelas empresas Sorriso de Marília e Grande Marília. De acordo com o gerente da AMTU, Paulo Pupo, após assumir a concessão, há um ano e dois meses, as empresas focam no cumprimento aos requisitos técnicos exigidos no edital, tanto de itinerários e horários. Além disso, as concessionárias têm investido no treinamento dos funcionários para proporcionar melhor atendimento à população.

Desenvolvemos várias ações para a qualificação dos funcionários, que se inicia no recrutamento, optando sempre pelo candidato com maior potencial, e são várias as etapas de formação e instrução”, informa Pupo.

A maior atenção aos trabalhadores tem revertido em elogios dos passageiros ao sistema. É o relatado pelo casal de aposentados Maria Vitória Moreira Morostega, 71, e José Carlos Morostega, 75. Eles moram no bairro Cavallari, região oeste de Marília, e utilizam o ônibus para virem ao centro da cidade. 

É aparente a melhoria no atendimento dos motoristas, principalmente das mulheres. Atualmente elas esperam as pessoas entrarem e se sentarem, antes o tratamento não era esse”, diz Maria Vitória.

José Carlos Morostega confirma a melhoria.

O transporte coletivo da nossa cidade merece nota dez. Hoje podemos utilizar o serviço com tranquilidade”.

A auxiliar de cozinha, Adenir Morquete, 60, é moradora no Jardim Bandeirantes, zona oeste da cidade, e está satisfeita com o serviço prestado para esta região. “Utilizo todos os dias o transporte coletivo e aqui no Bandeirantes não temos do que reclamar, pois o ônibus passa em diversas opções de horários”, diz. 

A aposentada Benedita Pereira, 75, considera correto o tratamento dado aos idosos. “Ao entrarmos no ônibus, o próprio cobrador orienta as pessoas a oferecerem o lugar para as pessoas mais velhas e também às gestantes. O atendimento tem sido um diferencial, pois não estávamos acostumados com esta conduta”.

TECNOLOGIA: O sistema de bilhetagem eletrônica aos portadores do cartão Marília Card, a possibilidade de realizar integrações, trocando de ônibus/linha dentro de um período de uma hora sem custo e sem a necessidade de ir até o terminal. Basta ir até o ponto de passagem do ônibus/linha e embarcar passando novamente pela roleta.

Idosos têm série de benefícios: Foi implantado o cartão sênior que possibilita a melhora do atendimento dos clientes idosos, pois sem este recurso, não era possível acessar o salão traseiro dos ônibus, criando uma série de problemas em relação ao acúmulo de cliente na ala dianteira, que é limitado em número de assentos e na sua dimensão total. Era motivo de conflitos constantes, e com a implantação do cartão e das campanhas de conscientização nos Busdoor (Indoor) estes conflitos praticamente acabaram.

GRATUIDADE: Atualmente os idosos obedecem duas faixas de idade, benefício da gratuidade regido por uma lei municipal idade de 60 a 64 e lei federal idade a partir dos 65 anos, e também os clientes deficientes, os estudantes e professores têm desconto de 50%.

Estes clientes impactam 30% na receita financeira e 37% na demanda transportada, ou seja, a cada 10 pessoas transportadas quase quatro não pagam tarifa ou tem desconto.

Todos os clientes com benefício da gratuidade ou descontos possuem um cartão com foto, o qual é proibido o uso por outras pessoas que não sejam o titular do cartão, podendo sofrer penalidades previstas no código civil e criminal.

Fonte:http://www.diariodemarilia.com.br/noticia/132967/passageiros-aprovam-atendimento-das-empresas-de-transporte-coletivo

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